Blog



Dicas para escolher os seus óculos

Postado em | 13/07/2017

Considere as dicas abaixo antes de escolher os seus óculos. Lembre-se sempre que dois aspectos fundamentais devem ser levados em consideração: a saúde e a estética. Sendo que o primeiro deve ser sempre a orientação principal.

Formato do rosto

 

Redondo:

lentes no sentido vertical, abaixando até as bochechas e com armações um pouco "duras", de linhas verticais. As armações mais favoráveis são de forma ovalada, ligeiramente alargada ou retangulares. Evitar formas redondas, pequenas e estilo "mariposa".

Ovalado ou largo:

para compensar um rosto mais largo, a armação deve "ampliar" o rosto para fora. Formatos "mariposa" na parte superior e ovalado na inferior são indicados. Os rostos ovalados são ideais para óculos.

Quadrado:

suavize os traços angulosos de seu rosto com armações grandes, de formas ovaladas descendentes, formas mariposa ascendentes ou retangulares, que alargam o rosto, ou formas arredondadas. Deve-se evitar armações quadradas.

Triangular:

bordas ligeiramente curvas, para equilibrar com a parte estreita do rosto. Linhas suaves e armações arredondadas, mas ligeiramente ovaladas. Sua lente ideal é a de linha fina pequena, nunca maior na parte de cima e mais estreita embaixo.

Cor dos olhos

 

Azul:

utilizar tons verde, rosa e salmão. Evite cores frias, como violeta e cinza. Armações em aço.

Negro:

Utilize tons rosa ou azul brilhante. Nada de cinza, que enfraquece o olhar.

Verde:

Cores terra e suaves. Tons castanhos com reflexos dourados, acobreados, castanho-esverdeados e rosados.

Castanhos:

Destacá-los sem agressividade utilizando as cores marrom e castanho, com reflexos dourados.

Cor dos cabelos

 

Ruivo e castanho claro:

pele dourada ou rosada: armações transparentes, prata, tons frios ou um pouco descoloridos (efeito desbotado pelo sol).

Castanho escuro:

pele clara: armações prata ou preta, azul escuro, vermelha e tons intensos de cores frias (violeta e cinza, por exemplo).

Loiro:

pele dourada: armações mescladas de cores escuras ou claras, tons jade e salmão.

Castanho claro:

pele morena: armações corais, turquesa ou mescladas de cores claras.

Que estilo de armação escolher?

 

Clássico:

cores marrom, preto e formas tradicionais.

Informal:

cores fortes, desenhos atrevidos e formas desportivas.

Invisível:

modelo de armação "três peças" ou "invisíveis", combinadas com lentes com tecnologia anti-reflexo e metais finos e discretos, como o titânio.

Sou Míope:

As lentes corretivas de miopia são finas no centro e mais espessas na borda. Assim, quanto menor for o aro da armação, mais estéticas serão as lentes.

Sou Hipermétrope:

As lentes para corrigir hipermetropia são grossas no centro e mais finas na borda. É aconselhável utilizar armações pequenas para ganhar leveza.

Sou Présbita:

Tenho vista cansada: as lentes para corrigir a presbiopia ou vista cansada possuem 3 campos de visão: de longe, de perto e intermediária. É necessária uma armação ampla que permita otimizar a visão nestas 3 zonas.

Facebook